Pages

Escolha outra cor para o Blog

sábado, 10 de março de 2012

Cortes para domar cabelos cacheados


Cortes para domar cabelos cacheados
“Debaixo dos caracóis dos seus cabelos, uma história para contar, de um mundo tão distante”, já cantou Caetano Veloso. Mais do que histórias para contar, mulheres de cabelos cacheados têm mistérios para resolver.

Um deles, e quem sabe o mais difícil, é encontrar um corte ideal. Já pensou em aliar praticidade e beleza, volume e forma, tudo na medida certa, ao mesmo tempo? Seria esse o mundo tão distante?
Não importa se ondulados, cacheados ou crespos, a verdade é que esse tipo de cabelo possui uma característica extremamente notável: a personalidade. “Cabelos encaracolados são especiais, possuem vontade própria e devem ser tratados da maneira que eles querem”, explica Robson Trindade, cabeleireiro do Red Door Salon e Spa, em São Paulo. Segundo ele, o fio do cabelo cacheado tem estrutura diferente. E a estrutura que compõe um fio de cabelo liso, por exemplo, é circular. “Já a do cabelo encaracolado é torcida, o que faz com que tenha forma proeminente”.
Diante dessa realidade, Robson afirma que o primeiro passo para cuidar do cabelo enrolado é fazer um estudo da estrutura e ver como os fios querem ser tratados. Para ele, um dos piores erros é desfiar. “Esse tipo de corte só deixa o cabelo mais frisado, fica incontrolável”. E ensina que o ideal é cortar o cabelo cacho por cacho, extremidade por extremidade.
Além de cabeleireiro, Robson também é professor de técnica de Visagismo da Universidade Anhembi-Morumbi. E fala que esse método consiste em fazer uma interpretação pessoal da cliente, para assim poder encontrar um corte de cabelo ideal. O visagismo costuma ser muito utilizado para achar o resultado da equação que alie forma e volume. “É preciso fazer uma análise das características da cliente para assim propor um corte de cabelo que realce o que ela tem de melhor”, explica.
Robson diz que o que mais dá prazer em sua carreira é domar cabelos com personalidade. Seus anos de experiência e cursos de especialização em cabelos cacheados, ondulados e crespos, feitos nos Estado Unidos, fizeram dele um especialista em fios rebeldes. Sendo assim, ele dá a dica de como se livrar do cabelo bandido. Para começar, alerta que diferente do que muitos pensam, cabelos ondulados são os que mais possuem versatilidade de corte.
Outro mito que deve ser abolido é cortar os cabelos molhados. O melhor, segundo o especialista, é cortá-los a seco para ver como eles se comportam diante da tesoura. O trabalho de Robson possui muitas peculiaridades. Pentes e escovas de cabelo não fazem parte do seu cotidiano e a maneira como ele desembaraça os fios é somente com as mãos. O motivo para que o profissional não use pentes é para não armar os cabelos e também para não poluir. “Pentes de madeira são os piores, porque é preciso derrubar árvores para produzi-los”, afirma.
Na hora de secar, Robson abre mão das toalhas convencionais e as substitui por toalhas de papel de alta absorção. Ele explica que o cabelo cacheado não pode ser torcido e que essa mudança na hora de secar já dá um resultado espetacular.
Quando vai cortar o cabelo de uma cliente, Robson primeiro retira as pontas ressecadas e, em seguida, começa a trabalhar na forma, dando estilo ao corte. Entretanto, seu trabalho não consiste apenas em cortar o cabelo e sim ensinar às mulheres a melhor maneira de prender, lavar e compor um penteado.
São inúmeras as possibilidades de cortes. Um alerta que ele dá é para ter cuidado com os repicados. “Quem quiser ter cabelo assim deve deixar a extremidade reta, se não o cabelo fica com um frizz desnecessário”. Uma das possibilidades é deixar a nuca mais acentuada e as laterais mais longas. Outro corte que pode ser usado é o repicado longo com contorno leve.
Com essas possibilidades de cortes de cabelo, as clientes de Robson se veem livres da ditadura das chapinhas e alisamentos, valorizando sua beleza natural e tendo mais tempo para se dedicar a outras coisas. O cabeleireiro explica que nos últimos dez anos as mulheres brasileiras se renderam a todo tipo de técnica de alisamento. Entretanto, ressalta o especialista, somente as mulheres brasileiras contemplam o cabelo escorrido. “Nos catálogos de moda não se vê mais mulheres com cabelos lisos. Os Estados Unidos aboliram as chapinhas há três anos”.
A modernidade e as tendências pedem um toque de naturalidade ao visual das mulheres. Cabelos cacheados, ondulados e crespos dão o grito de independência e mostram que tem muitas histórias para contar.

7 comentários:

Fernanda disse...

Adorei as dicas!!
Meus cabelos são lisos e enrolados, deu para ter uma noção.. :)

Adorei seu blog e estou te seguindo...

Beijos,

Fê Mello

www.noivadoedgar.blogspot.com

vanessa disse...

Muito lindo o blog....ja me tornei membra e ficarei muito feliz se vc puder se tornar membra do meu...

bj

http://morenaborboletas.blogspot.com/

Anônimo disse...

Tenho os cabelos lisos, mas sou apaixonada por cachos.

ótimo o post flor.

Bjos linda
http://belamineira.blogspot.com/

Anônimo disse...

Oiii bom dia!!

Acho lindo o meu cabelo era cacheado, desisti, agora faço progressiva.

bjs
http://cosmeticosbelezasaude.blogspot.com/2012/03/inspiracao.html

Gabrel Gah disse...

Muity bm

- Visite meu Blog: http://gah-principe-hype.blogspot.com/

Ingrid Alves disse...

Adorei seu blog, espero que retribua a visita.
Beijo.

www.oxentefashion.com

Cakes Hill disse...

belas dicas, não sei porque tem meninas que não gosta dos seus cabelos cacheados, acho mais bonitos que lisos, se cuidar direitinho o cabelo fica lindo!


visita meu blog: http://spraydebeleza.blogspot.com/