Pages

Escolha outra cor para o Blog

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Acabe com pontas duplas e fios arrepiados


Acabe com pontas duplas
As pontas duplas aparecem porque os fios
sofrem um desgaste natural, ou pela
exposição ao sol, secador e química.
Foto: Dreamstime

Pontas duplas

1. Por que isso acontece?
O cabelo é dividido em três partes: a medula, que fica no interior e distribui minerais e nutrientes; o córtex, no meio, responsável pela força e elasticidade; e a cutícula, a camada externa, composta de escamas que vão se sobrepondo. Os fios sofrem um desgaste natural, mas o quadro piora com sol, secador, química etc. Em fios saudáveis, as escamas da cutícula ficam "cimentadas" por dentro, com a proteína ceramida, e, por fora, com a gordura. Sem ela, as escamas se abrem, deixando a estrutura interna exposta e frágil. Os fios tornam-se sensíveis e podem se abrir no sentido do comprimento.

2. Como tratar
As estrelas são os condicionadores sem enxágüe (leave-in) e os reparadores de silicone. Ambos são recursos de emergência, que agem colando as pontas apenas até a próxima lavagem. Eles formam uma película que protege o fio contra as agressões externas e evita a perda de água, melhorando a hidratação. Mas esses aliados também têm outro papel. Enquanto o cabelo é protegido por fora, a estrutura interna ganha tempo para se fortalecer, sem precisar brigar com o meio externo. Se você tem muitas pontas partidas, a única solução é a tesoura.

3. Para evitar
Não use muito secador e chapinha. Jamais prenda-os molhados e saiba que elásticos e presilhas são grandes agressores. Não tente resolver o problema por conta própria, eliminando cada pontinha bifurcada com a tesoura de aparar unha. Depois, o cabeleireiro terá de cortar muito mais do que você queria. Se os seus fios são grossos, fuja dos cortes com navalha, que deixam a ponta mais larga do que o fio, com tendência a bifurcar com mais facilidade.



Fios arrepiados

1. Por que isso acontece e como tratar?
Fios arrepiados e elétricos são rebeldes e opacos. Em geral ficam assim quando expostos à umidade gerada pelo clima ou até pelo vapor do chuveiro. O vapor de água é absorvido pelo fio, que incha como uma esponja, tornando-se armado. Para evitar, o ideal é não lavar demais a cabeça. Procure também secar os fios com pouco vento e usar xampus específicos. Quando o cabelo estiver elétrico, procure usar pente de madeira e passe um pouco de fluido de silicone nos fios secos. Faça assim: espalhe uma pequena quantidade (o equivalente à metade da unha do dedinho) nas mãos, esfregue-as uma na outra e vá tocando suavemente a parte de cima do cabelo. Os produtos antifrizz são uma mão na roda. Eles condicionam e selam a cutícula (película externa) dos fios por várias horas.

2. Como evitar Se os fios tendem a espetar, adote alguns hábitos: use touca de plástico quando tomar banho (a umidade arrepia); prefira pentes de madeira (eles são antiestáticos, isto é, impedem o acúmulo de eletricidade), para acalmar os fios. Cuidado com fronhas de tecidos sintéticos, que deixam o cabelo elétrico. Para assentar, aplique pomada na mão e passe nos fios.

3. Por que meus cachos ficam arrepiados quando chove?
No tempo úmido os cabelos ficam mesmo mais arrepiados, principalmente os cacheados. Normalmente o atrito entre os fios cria um campo eletromagnético que não deixa que os cabelos fiquem grudados uns aos outros. Em dias mais úmidos, o campo elétrico aumenta e os fios ficam mais arrepiados. O formato encaracolado faz com que tenham um contato maior, arrepiando-se ainda mais. Para evitar o problema, aplique nos cabelos molhados bastante produto à base de silicone. Espalhe o produto em todo o cabelo e depois aperte os fios com uma toalha, sem esfregar, para tirar o excesso de água. Se a chuva já fez o estrago, aplique um silicone em spray, que deixa o cabelo brilhante e abaixa os fios arrepiados.

9 comentários:

Naty disse...

Oi flor!
Ótimas dicas! Que bom que tô cuidando da minha juba direitinho. *_*

Beijos!
Naty
www.natybeauty.blogspot.com

MusicFer disse...

Oii flor, obrigada pelo selinho, vou guardar com MUITO carinho, obrigada por ter lembrado de mim!
Bjãoooooooooo
FER

Jucelly Rabelo disse...

Muito obrigada pela visita no meu blog.Gostei muito do seu é diferente e original.
Estou te seguindo.
Ótimas dicas!!!
http://glamourbyju.blogspot.com/
BJússssssssssssssssssssssssssssss

Bruna Teixeira disse...

Olá amore
meu cabelo sofre tanto com pontas duplas
mas não posso ficar sem chapinha rsrsrsrs
passando pra agradecer sua visitinha em meu blog
volte sempre
é um prazer tê-la por lá
bjos

brunaporelamesma.blogspot.com

Unknown disse...

Adorei a dica vou seguir certinho, tenho certeza que meu cabelo agradece bjs.
http://ebenezervariedades.blogspot.com/

Anônimo disse...

Obrigada pela visitinha lá no blog. Volte sempre!
Ah, estou seguindo aqui :)

Unknown disse...

Que dicas maravilhosas :D
Bjs
Luisa
http://efoiumdiaqueelacriouoseublogue.blogspot.com/

Susy Suh♥ disse...

Muito legal seu blog,e estou retribuindo sau visitinha e tbm estou seguindo.
http://sumorenaflor.blogspot.com/

Camila Souza disse...

adorei essas dicas flor
ja estou te seguindo
bj
http://thecamilamorena.blogspot.com