Pages

Escolha outra cor para o Blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Saiba quais são os tipos de shampoo e como usá-los na sua rotina


Tipos de Shampoo

Já aconteceu de usar um shampoo que é tudo de bom e ele deixar seu cabelo com aspecto pesado, como se não tivesse lavado ou enxaguado direito?

Já aconteceu muito comigo. Ainda tenho muito que aprender, é verdade, mas depois que tomei conhecimento e de algumas características dos produtos que temos no mercado meu cabelo mudou pra melhor.
Tipos de Shampoo
Tipos de Shampoo
  • shampoo antirresíduo: pode ser usado a cada 15 dias ou antes de uma hidratação mais caprichada. Lava bem o cabelo, abre as cutículas para receber tratamento e, de imediato, deixa o cabelo extremamente rígido e até embaraçado.
  • shampoo transparente: pode ter cor, mas é transparente. Não é antirresíduo, mas deixa os cabelos mais limpos, prontos para receberem o shampoo indicado para seu tipo de cabelo. A maioria dos shampoos transparentes é para cabelos oleosos. Se você tem química no cabelo não precisa temer, pode usar sempre.
  • shampoo leitoso: é o shampoo de tratamento, tem aspecto mais denso. Deve ser usado com o cabelo bem limpo, ou seja, lavado com shampoo antirresíduo ou transparente. Geralmente é indicado para cabelos tingidos ou secos porque hidrata os fios enquanto lava.
  • shampoo translúcido: é o shampoo de uso diário, está entre o transparente e o leitoso, é perolado. Este também limpa o cabelo, mas, não como o transparente ou o antirresíduos. Por isso, melhor usar um destes antes do translúcido para um resultado melhor. Geralmente são indicados para cabelos normais e alguns para cabelos oleosos. 
  • condicionador: indispensável para cabelos secos. Não têm a duração das demais hidratações, mas faz uma reparação pós limpeza fechando as cutículas do cabelo, fornecendo nutrientes, equilibrando o PH, dando brilho, além de auxiliar no pentear. Suas proteínas criam uma barreira que ajuda a proteger de fatores externos como vento, poluição e sol.  Não deve ser usado na raiz e ser bem enxaguado, pois seus resíduos queimam os fios e causam caspa. Em excesso deixa os cabelos oleosos e pesados. Como o shampoo, escolha um conforme seu tipo de cabelo e necessidade.  
Tipos de Shampoo.
Lavar o cabelo: shampoo transparente. Use uma ou duas vezes se quiser e enxágüe bem, até sentir o cabelo limpo, ou seja, mesmo molhado você dá uma esfregadinha e o mesmo está ressecado. 
Tratar o cabelo: shampoo de tratamento leitoso ou translúcido. Aí é hora de escolher um shampoo para seu tipo de cabelo ou conforme sua necessidade. Enxaguar bem e aplicar o condicionador na extensão dos fios.
Para uma hidratação profunda: shampoo transparente ou antirresíduos, shampoo de tratamento, e máscara capilar.

Dicas Importantes

  • Vale a pena investir em máscaras de marcas mais caras e usar shampoos mais baratos respeitando estas características.
  • Mesmo que o shampoo transparente seja indicado para cabelos secos, use um para cabelos oleosos antes.
  • Se o cabelo já estiver muito seco antes de lavar, ainda assim é bom usar um transparente antes.
  • A máscara rápida pode ser usada no lugar do condicionador.

Sugiro aos que ainda não fizeram o teste façam. Verão que faz toda diferença.
Espero que gostem.
Beijo a todos!

Um comentário:

Roberta disse...

Oiii Mary, adorei o post estou fazendo tudo direitinho pelo que li aqui, é bom a gente saber né as vezes pensamos que os produtos não funcionam por algum motivo e na verdade é porque não sabemos usar.
Beijãooo