Pages

Escolha outra cor para o Blog

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Um pouco sobre combinação de cores


4
Uma boa estratégia para se ter um guardarroupa funcional é prestar atenção nas cores. Existem várias técnicas quando se trata de combinação de cores e resolvi falar sobre elas antes de falar sobre como combinar estampa com estampa.

Uma ferramenta muito útil é a círculo de cores ou círculo cromático. Utilizando ela você consegue fazer inúmeras combinações e também pensar em cores predominantes para seu guardarroupa, de forma que as peças conversem entre si e que você obtenha um maior número de looks possível.

Apresentando o CÍRCULO CROMÁTICO
Bem, esse é o círculo cromático e vou explicar como ele funciona!


Nós podemos fazer várias combinações dentro desse círculo e cada uma segue um raciocínio. Eu vou falar apenas sobre algumas, caso contrário precisaria de vááários posts. Existem duas formas de harmonias: as por semelhança e as por diferença. Vamos checar então dentro delas quais seriam as formas de você melhor combinar as cores.


ACORDES ACROMÁTICOS
Os acordes acromáticos são combinações entre o preto, branco e cinza.  É bem fácil acertar nesse tipo de combinação porém, o uso constante desse trio vai fazer você parecer  monótona e tediosa.


ACORDES MONOCROMÁTICOS
Para vocês entenderem melhor, escolha qualquer cor do círculo acima. Qualquer combinação que estiver dentro daquela linha estará dentro do que a gente chama de acorde monocromático, ou seja, é uma cor e suas variações de tom, por exemplo, vermelho, vermelho escuro e vermelho claro. Esse intervalo de cor pode ser também chamado de hora. Essa combinação também exige um pouco de cuidado pois você pode ficar com o look com cara de "barato" ou tedioso também. Para dar um toque de criatividade, escolha variar as texturas das peças.



ACORDES CONSONANTES
Aqui a combinação acontece por semelhança. Você pode combinar 2 a 3 cores vizinhas do círculo ou saltadas com intervalo de 1 hora. 


Aqui as estrelas marcam as cores vizinhas




Combinação por cores vizinhas

Aqui os quadrados marcam as cores saltadas com intervalo de 1 hora




Combinação por cores saltadas
  ACORDES DISSONANTES
Aqui a combinação acontece por diferença. Existem várias formas de se montar esses acordes, porém vou falar somente sobre a complementar, que eu acho a mais interessante e cujo contraste é o mais forte. Nesse caso, a combinação é dada por cores que ficam em oposição de 180 graus dentro do círculo.


Cores complementares

Esses foram só alguns exemplos. Se você achar interessante, em algumas papelarias é vendido o círculo cromático e ele tem um zilhão de combinações. Vem um material explicativo e é bem fácil de usar. Depois é só abrir a porta do guardarroupa e se divertir com as cores!!!

10 comentários:

Tuli from PrettifyourNails disse...

Muito bom este post e super completo.
Vim agradecer a visita e como gostei do seu cantinho já estou seguindo.
Beijos e bom fds

Tuli
http://www.prettifyournails.blogspot.com

Mayara Lopes disse...

Aii gostei... Sempre tenho dificuldades de combinar cores rsrsr..

http://www.pensaseeufosserica.com/

RoseBoxBlog disse...

interessante esse negócio do disco de cores!!!
vou arrumar um disco pra mim hehe!!
bjoo

Tiemi
http://rosebox.blogspot.com

Carolina disse...

Eu já visto sobre isso em algum lugar, é bem interessante, né! Adorei! bjs

http://browniecomsorvete.blogspot.com/

Bruna Cunha disse...

Adorei saber um pouquinho mais sobre as combinações das cores, eu acho lindo amarelo com roxo!

Beijos

www.unhasglamour.com.br

Luciana disse...

oi Mary

lindo o lay do seu blog :)

amei o post, estava procurando uma imagem do círculo para combinar roupas e amei encontrar aqui,rs

seguindo seu blog tb

bjs

estilorosa.blogspot.com

Tira o Jaleco disse...

Oii! Tudo bom?
Vim agradecer a visita (:
Adorei o seu blog :D

Post muito interessante! Lindos looks (:

Beijos,
Marcella

Unknown disse...

Adorei o post...adoro as misturas de cores....
Bjinhux
http://saiaplissada.blogspot.com

Anônimo disse...

Eu tenho uma certa dificuldade em combinar cores de sombras. Essa cartela de cores deve ajudar bastante.

Catarine S. disse...

Nossa, que post interessante!
Amei as dicas, arrasou.

Estou seguindo.
Se puder passa no meu :D

http://girlopinion.blogspot.com/